Banco Central divulga alta de 0,08% da economia em agosto

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou crescimento de 0,08% em agosto, comparado com o mês anterior, após queda de 0,34% registrada em julho. Os dados foram divulgados nesta quarta (16) pelo Banco Central (BC), com revisão de resultados anteriores.

Depois de retração no mês de julho, a economia brasileira voltou a mostrar expansão, ainda que modesta no mês de agosto. O indicador calculado pelo Banco Central tenta antecipar a tendência do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Os dados do BC colaboram com a ideia de um 3º trimestre de atividade econômica mais fraca, embora a indústria e o varejo tenham surpreendido em algumas leituras.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços). A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

No Relatório de Inflação de setembro, o BC rebaixou sua previsão de crescimento para o ano de 2,7% para 2,5%. Já os analistas consultados para a confecção do boletim Focus estimam avanço de 2,48%.

Informações das agências