Negociações nucleares entre Irã e G5+1 entram no segundo dia

Nesta quarta-feira (16), no segundo dia de reunião entre a República Islâmica do Irã e o Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China, como membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, mais a Alemanha), sobre o programa nuclear persa, em Genebra, Suíça, o chefe da equipe diplomática persa, Sayed Abbas Araqchi qualificou o ambiente de “positivo”.

Negociações nucleares - HispanTV

Em encontro com o chanceler suíço, Didier Burkhalter, nesta terça (15), o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif reiterou a necessidade de compromisso do grupo com a diplomacia e com o avanço.

Já Araqchi, que é vice-ministro de Relações Exteriores para Assuntos Jurídicos e Internacionais, disse que o Irã espera uma mudança de postura do G5+1 em relação aos diálogos nucleares, uma vez que a imposição de sanções extremamente graves e a acusação, sem evidências, sobre o suposto objetivo armamentista do Irã vinham dominando as relações até recentemente.

No fim do primeiro dia de conversações, nesta terça (15), Araqchi afirmou ter percebido uma mudança de tom por parte do grupo, mas nenhuma mudança na postura. Por isso, disse esperar que o decorrer das conversas nesta quarta (16) seja positivamente revelador.

Ao ser perguntado se no plano proposto pelo Irã estão inclusos o nível de enriquecimento do urânio e o Protocolo Adicional que permitirá inspeções imprevistas às instalações nucleares, Araqchi respondeu que “nenhum desses pontos estão no primeiro passo, mas formam parte do último”.

A delegação persa, segundo Araqchi, respondeu todas as dúvidas e perguntas do G5+1 sobre a proposta persa, intitulada “Fim de uma Crise Desnecessária, Abertura de Novos Horizontes”, pela qual foi elogiada pelo grupo.

Além disso, o chefe da delegação iraniana precisou que, no primeiro dia de diálogos, foram abordados principalmente os passos que Teerã deve dar para solucionar seu dossiê nuclear, enquanto no segundo dia são tratados os passos do G5+1.

“O Irã tenta propor novas soluções para eliminar as preocupações lógicas do sexteto com respeito às linhas vermelhas do país”, disse Araqchi, que ressaltou ainda que o G5+1 deve tomar medidas de construção da confiança, se espera que o mesmo seja feito por Teerã.

Com HispanTV,
Da redação do Vermelho