Senadores do PCdoB discursam em favor da profissão de educador 

Os senadores do PCdoB, Inácio Arruda (CE) e Vanessa Grazziotin (AM) fizeram discursos homenageando os trabalhadores da educação, em comemoração ao Dia do Professor, nesta terça-feira (15).

Recordando-se de importantes educadores como Paulo Freire, Lourenço Filho, Anísio Teixeira, dentre outros, Inácio Arruda considerou a profissão como sendo uma das mais valorizadas na maioria dos países; enquanto Vanessa pediu a valorização da categoria.

“É uma das profissões mais importantes em qualquer país do mundo. E em muitos países do mundo o professor é também a profissão que recebe a melhor remuneração entre todas as profissões, porque cabe ao professor não só a dedicação, a vocação, o amor, mas a retribuição adequada, para que seu trabalho seja realizado em condições dignas”, avalia Inácio Arruda (foto).

“Esta é a lição que todos os sistemas educacionais bem-sucedidos no mundo nos ensinam: uma boa escola gira em torno de um bom professor. Um professor valorizado tanto pelo sistema educacional, quanto pela sociedade, de modo geral, faz, sem dúvida nenhuma, toda a diferença”, reforçou Vanessa.

Inácio Arruda destacou ainda o programa de educação desenvolvido atualmente pelo governo do Ceará que dedica atenção especial à alfabetização de crianças na 1ª e 2ª séries do ensino fundamental. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pelos professores no nível fundamental permitirá que as crianças tenham um ótimo desempenho nas séries posteriores, assegurando assim o êxito em sua formação escolar.

Valor intrínseco

“A educação tem um valor intrínseco, uma vez que tem a ver com o aperfeiçoamento das faculdades intelectuais, da sensibilidade e dos afetos. Cultivar essa ideia é importante também para a valorização do professor”, afirmou Vanessa (foto), que leu nota divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), em que a entidade defende a “educação pública, democrática e laica”, melhores condições de trabalho e melhor remuneração para a categoria.

Os professores afirmam, na nota lida pela senadora, que o magistério é uma das mais importantes profissões para o desenvolvimento social, econômico, democrático e estratégico de qualquer país.

A senadora acrescentou que valorização do magistério significa salário digno, carreira atrativa, formação, gestão democrática e saúde laboral, manifestando a sua admiração pelo trabalho realizado pelos professores do país.

Da Redação em Brasília