Câmara confirma votação do piso dos agentes de saúde para dia 23 

O presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, confirmou a votação, na próxima quarta-feira (23), do projeto de lei que fixa o piso salarial nacional dos agentes de saúde e agentes de combate a endemias.

Em setembro, Alves e líderes partidários anunciaram a data em reunião de agentes comunitários na Câmara. O presidente da Câmara e líderes partidários estiveram nesta quinta-feira (17) com agentes de saúde para firmar o compromisso de votar o projeto.

“Essa luta antiga é uma luta justa, pois esses agentes comunitários são o exército civil da saúde, defensores do SUS. Eles vão onde ninguém vai para reidratar uma criança em desidratação, para ajudar no combate a doenças crônicas como hipertensão, na prevenção a doenças dos idosos”, disse a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que defende a aprovação do projeto.

Segundo ela ainda, “eles enfrentam toda ordem de vicissitudes; as dificuldades da violência na periferia das grandes cidades; as dificuldades de acesso aos locais mais longínquos do campo brasileiro. Por isso, esses profissionais merecem todo o apoio e eu estou aqui de prontidão para que essa votação aconteça”, garantiu a parlamentar.

O texto que será votado pelos deputados é um substitutivo aprovado pela comissão especial que analisou o assunto, em outubro de 2011.

O substitutivo prevê que a remuneração das categorias – para uma carga de trabalho semanal de 40 horas – será de R$750 mensais, mesmo valor pago atualmente, até 1º de agosto do ano que vem, quando passará para R$866,89. Com mecanismo de aumento real progressivo, o objetivo é chegar a dois salários mínimos em 2015.

Da Redação em Brasília
Com agências