Casa do Parto de Sapopemba comemora 15 anos de atividades

Único espaço dedicado ao parto humanizado mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em São Paulo, a Casa do Parto de Sapopemba será homenageada na Câmara Municipal nesta sexta-feira (18).

Fundada em 1998, e primeiro espaço público de assistência ao parto humanizado no Brasil, a Casa de Parto de Sapopemba, localizada na zona leste de São Paulo, completa 15 anos de atividades. Única casa de parto mantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paulista, ela será homenageada na Câmara Municipal nesta sexta-feira (18) às 18h30.

Durante a sessão solene, diversos profissionais e ativistas pelo parto humanizado falarão sobre os desafios da temática. Entre eles, a vereadora Juliana Cardoso, responsável pela homenagem e autora do Projeto de Lei 542/09 que prevê a criação de, pelo menos, uma Casa de Parto em cada região da cidade.

Também estarão presentes Jaqueline Brigagão, professora do curso de Obstetrícia da EACH/USP; Franciely Schermak, a obstetra e responsável técnica da Casa Ângela; Mariana Lettis, doula; Rosemary Teles, enfermeira obstetra, que representará a Casa do Parto de Sapopemba; e Reila Miranda, empresária, fundadora da Casa da Borboleta, primeiro espaço de apoio ao parto humanizado e maternidade/paternidade ativa da zona leste de São Paulo.

Fonte: Brasil de Fato