Lula ironiza Marina por defender tripé de FHC

A um grupo de professores paulistas, ex-presidente disse que economista “sabe tudo quando está na oposição”, referindo-se à crítica de sua ex-ministra de que o PT abandonou o eixo econômico da era tucana baseado no tripé superávit primário das contas públicas / câmbio flutuante / regime de metas para inflação. Lula rejeitou apelos para que se candidate ao governo de São Paulo: “Tem tempo de concorrer, e tempo de parar. Eu acho que já fiz a minha parte"

Lula: “Quero ser a metamorfose ambulante da Dilma” - Instituto Lula

O ex-presidente Lula ironizou nesta sexta-feira (18) as críticas de sua ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre a condução da política econômica nos governos do PT, que, segundo ela, abandonaram o tripé superávit primário nas contas públicas / regime de câmbio flutuante / metas para inflação construído na era Fernando Henrique Cardoso. “Economista sabe tudo quando está na oposição”, disse o petista.

Segundo reportagem do jornal O Globo, as declarações de Lula seguem na mesma linha adotada pela sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff, que afirmou ser necessário a seus críticos estudar muito sobre o país. “Eu agora estou vendo até uma candidata falar em tripé. ‘Porque é preciso consertar o tripé’. Acho fantástico como o economista é um bicho sabido. Como não pude ser, e o José de Alencar também não, a gente tentou fazer os investimentos para transformar o país em uma grande nação” disse Lula, que proferia palestra para sindicalistas da educação em São Paulo.

Candidatura

Lula rejeitou apelo de sindicalistas da educação feito durante o evento para que se candidatasse ao governo de São Paulo. O ex-presidente, que trabalha a candidatura do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que deseja ser apenas um cabo eleitoral nas próximas eleições. “Tem tempo de concorrer, e tempo de parar. Eu acho que já fiz a minha parte, já cumpri com a tarefa que vocês me delegaram. (…) Agora temos outra tarefa, que não é a minha”, disse Lula, segundo O Globo.

Fonte: portal 247