Ceará integra Semana Nacional pela Democratização da Comunicação

Dia 18 de outubro é o Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação.

Em alusão à data, entidades do movimento social e organizações que compõem o Comitê pela Democratização da Comunicação no Ceará, regional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), organizam uma série de atividades durante a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, que acontece de 21 e 25 de outubro e cumpre o papel de difundir na sociedade debates sobre o direito à comunicação e a liberdade de expressão, assim como o combate ao monopólio dos veículos de comunicação e à precarização das relações de trabalho no campo dos trabalhadores da comunicação.

Entre as atividades, nesta segunda-feira (21/10), às 18h30, será realizado o 2º Debate Horizontal de Comunicação Independente, que contará com o lançamento da Rede AnotE e a apresentação da campanha nacional "Para Expressar a Liberdade", do FNDC. O evento acontece na sede da ADUFC-Sindicato.

Na terça e quarta-feiras (dias 22 e 23/10), de 9h às 18h, a Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) realiza o seu I Curso Estadual de Comunicação e Radiojornalismo, que abordará a luta pela democratização da comunicação e liberdade de expressão e oferecerá treinamento para jornalistas que atuam em assessorias de imprensa e rádio.

Já no dia 25 de outubro será a vez da Região do Cariri receber apresentação da Campanha "Para Expressar a Liberdade". A atividade será realizada na sede local da Adufc, em Juazeiro do Norte.

Manifestação

Na quinta-feira (24/10), às 16h, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), entidade coordenadora do FNDC no Ceará, e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) realizam manifestação na porta do jornal O Povo contra a intransigência dos donos de jornais e revistas do Estado em relação à Campanha Salarial 2013/2014. O Povo foi o único jornal a se recusar a receber a pauta de reivindicações dos trabalhadores.

O ato acontece depois de cinco rodadas de negociação, onde os patrões negaram todas as reivindicações dos jornalistas de veículos impressos, com data-base em 1º de outubro, e nem sequer apresentaram uma proposta de reajuste salarial para a categoria. Desde o dia 28 de agosto, data da entrega da pauta de reivindicações, os trabalhadores aguardam sem sucesso uma posição do sindicato patronal.

Agenda no rádio

O tema da semana também será destacado no dia 22 no programa Debates do Povo, da Rádio O Povo CBN (FM 95.5), às 12h. Também na data, será assunto do Sindjorce em Pauta, da Rádio Fortaleza FM (93,5), às 20h. E no dia 23 será tema do Grande Debate, da Universitária FM (107,9), às 11h30.

"Além de convidar para as atividades, debates e fortalecimento da pauta da democratização da mídia e dos direitos dos operários do ramo da comunicação, chamamos a sociedade a se engajar nessa luta. Por isso convidamos para café da manhã comunitário com entidades da sociedade civil, no dia 9 de novembro, que vai deliberar sobre as nossas ações nos próximos dois anos", convoca Rafael Mesquita, secretário-geral do Sindjorce, representante do Comitê.

Agende-se

21/10 – 18h30 – 2º Debate Horizontal de Comunicação Independente (Av. da Universidade, 2346, Benfica);

22 e 23/10 – 9h às 18h – I Curso Estadual de Comunicação e Radiojornalismo da CUT (Rua Solon Pinheiro, 915, José Bonifácio);

24/10 – 16h – Manifestação no O Povo contra a intransigência dos donos de jornais e revistas (Av. Aguanambi, 282, José Bonifacio);

25/10 – 9h- Apresentação da Campanha "Para Expressar a Liberdade" (Sede Cariri da Adufc – Av. Tenente Raimundo Rocha 2100, Cidade Universitária, Juazeiro do Norte).

Fonte: Sindjorce