Brasil e Venezuela reforçam relação de cooperação bilateral

Nesta segunda-feira (21), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recebeu em Caracas o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel, com quem revisou a cooperação bilateral.

Maduro pede "poderes especiais" para lutar contra a corrupção - AFP

Após o encontro de apriximadamente uma hora, Maduro anunciou que foi ratificada a aliança industrial produtiva em prol do desenvolvimento do país bolivariano. Segundo o presidente, na Venezuela existe "um problema de guerra econômica", o que acabou provocando a escassez de alguns produtos.Em declaração, o mandatário disse que a delegação do Brasil se mostrou aberta a ajudar o país vizinho.

"Sabemos que toda a força política do povo da Venezuela está em jogo, devemos reagir a esta guerra econômica e nós viemos para dizer que estamos juntos e vamos vencer essa atalha", disse Pimentel, de acordo com informações publicadas pela AFP.

Na reunião que contou com a presença do assessor de assuntos internacionais da presidenta Dilma Rousseff, Marco Aurélio Garcia, foram revisadas também as áreas de produção de alimentos. Sobre isso, Maduro ressaltou que "avançamos em investmentos, com a presença de empresas brasileiras para a industrialização da Venezuela no marco do Mercosul".

Brasil e Venezuela assinaram diversos acordos de cooperaçãonas áreas de energia, alimentação, indústria, tecnologia, entre outros.

Da redação do Vermelho,
Com informações das agências de notícias