Missão da ONU na Síria reconhece total colaboração do governo

A Missão Conjunta da OPAQ das Nações Unidas, para a destruição das armas químicas da Síria, reconheceu nesta terça-feira (22) a total cooperação do governo desse país árabe.

"Até o momento, o governo sírio tem cooperado totalmente com o trabalho da equipe da Missão Conjunta da Organização para a Proibição das Armas Químicas e das Nações Unidas", assinalou em um comunicado a coordenadora especial do grupo, Sigrid Kaag.

No documento divulgado, a especialista holandesa agradeceu a Damasco por seu respaldo, assim como ao povo sírio por sua calorosa acolhida.

Assumimos o desafio de eliminar o programa de armas químicas neste país até a primeira metade de 2014, disse Kaag, que foi designada para o cargo na semana passada pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-moon.

O grupo de pesquisadores da Opaq começou seus trabalhos no dia 16 de outubro como uma Missão Conjunta, depois que seus principais diretores decidiram concretizar a proposta de Ban feita ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, para converter a equipe em uma Missão.

Os especialistas que supervisionam a destruição das armas químicas da Síria tinham iniciado seu trabalho no país duas semanas antes, a partir da decisão de Damasco de incorporar-se à Convenção que proíbe esses artefatos.

Atualmente, cerca de 60 pessoas integram a equipe, mas, segundo a iniciativa apresentada pelo secretário geral da ONU, devem chegar à uma centena.

Fonte: Prensa Latina