Sindicato dos Jornalistas de SP apoia protesto contra violência

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) apoia e engrossará ato que profissionais de imprensa irão realizar na segunda-feira (28), a partir das 17 horas, em protesto pelas agressões da Polícia Militar contra os jornalistas.

A concentração ocorrerá na praça Roosevelt, no centro de São Paulo, com posterior caminhada ao prédio da Secretaria de Segurança Pública, localizado na Rua Líbero Badaró, 39.

Desde as manifestações populares de junho que jornalistas, sejam eles de imagem ou texto, são agredidos pela truculência da Polícia Militar, seja com golpes de cassetetes, disparo de bala de borracha ou até mesmo com prisões arbitrárias. O SJSP enviou vários ofícios à Secretaria de Segurança Pública e ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sem que uma única resposta tenha sido proporcionada para impedir as agressões desordenadas contra os trabalhadores, que estão ocorrendo diariamente.

Acesse aqui o documento que os organizadores estão divulgando pelas redes. Abaixo o texto convocatório do evento:

“Segunda feira, dia 28 de outubro, realizaremos um ato/intervenção contra as agressões da Polícia Militar aos jornalistas. A concentração do protesto será na Praça Roosevelt, centro de São Paulo, e partiremos para o prédio da Secretaria de Segurança Pública, localizado na Rua Líbero Badaró, 39.
Um Estado que ordena, permite ou é omisso às violências contra profissionais de imprensa é claro em suas intenções com as demais pessoas da sociedade: mais violência, censura, arbitrariedades. Desinformação.

A violência contra um jornalista é uma violência contra todos, aos que estão protestando e aos que assistem.

Apesar dos casos recentes de agressões descabidas da Polícia Militar a jornalistas, não é de hoje que sofremos com tal hábito. Sim, é recorrente. Claro que em um contexto, como o atual, onde protestos tornam-se mais frequentes e, consequentemente, ganham mais cobertura, esses casos são evidenciados.

Lamentamos viver e trabalhar em um país, e um Estado, onde o exercício da profissão seja tão perigoso, e que esse perigo seja oferecido, em grande parte, pelos governos. O Brasil é um país considerado democrático, embora em diversos momentos se pareça com um estado de exceção, trazendo às nossas mentes a lembrança de um passado bruto, obscuro e ainda tão recente em nossa história.

Basta! Basta de violência! Liberdade de imprensa e liberdade de protesto, por um Estado de Direito, pela DEMOCRACIA”.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo