Trecho da RS-030 agora é a Rodovia José Ouriques de Freitas

 A Assembleia Legislativa aprovou na sessão plenária desta terça-feira (22) o PL 138/2013, de autoria do deputado Raul Carrion, que denomina “José Ouriques de Freitas” a Rodovia ERS 030, no trecho compreendido entre os Municípios de Gravataí e Santo Antônio da Patrulha.

Freitas - Acervo

 Freitas morreu em 2 de março deste ano. Dirigente comunista destacado, membro do Comitê Central e militante de mais de quatro décadas nas fileiras partidárias, Freitas atuou no movimento operário e assumiu muitas tarefas partidárias, principalmente na área sindical.

Ao lado de nomes como Carrion, Freitas ajudou na reorganização do PCdoB no estado. E essa foi sua marca. Em todos os organismos partidários por onde passou, lutou pela organicidade partidária e pela aplicação dos princípios. Homem de convicções firmes, ideias avançadas e progressistas, Freitas foi um bom e fiel revolucionário, inteiramente voltado para o rumo transformador defendido pelos comunistas.

Em 2012, foi homenageado pela Assembleia Legislativa nos 90 anos do PCdoB. Ao falecer, aos 70 anos, era o Presidente do PCdoB de Cachoeirinha e membro do Comitê Estadual do PCdoB no Rio Grande do Sul. Morre o homem, o dirigente, o líder, mas fica a sua história e o seu legado para a nova geração de comunistas.