Ministro do Esporte abre Jogos Universitários em Goiânia

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o secretário nacional de Esporte, Ricardo Cappelli e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia,  participam nesta quinta-feira (24), em Goiânia, da abertura da 61ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs). 

O evento será às 20 horas, no ginásio 4 do Clube do Sesi Antônio Ferreira Pacheco, local que irá sediar maioria das competições. Os jogos serão realizados ainda em outros 15 locais, entre eles: Ginásio Rio Vermelho, Joquei Clube de Goiás e Clube de Engenharia.

A Prefeitura de Goiânia, por meio das diversas secretarias, entre elas, Esporte e Lazer (Semel) e Saúde (SMS), apoia a realização do torneio que ocorre durante as comemorações dos 80 anos da capital. A parceria da Prefeitura se dá por meio da oferta de estrutura física e logística. A SMS, por exemplo, irá contribuir, colocando à disposição dos participantes unidades de atendimento móvel e preparando o Cais Guanabara para assistência aos casos mais graves.

A partir desta quarta-feira (23), três mil atletas universitários já desembarcam na capital para participar da competição, que vai até dia 02 de novembro. Os Jubs estão sendo promovidos pela Confederação Brasileira de Desportos Universitários (Cbdu) e Federação Goiana de Desportos Universitários (Fgdu), e terão jogos e provas em dez modalidades esportivas individuais e coletivas: atletismo, judô, natação, vôlei de areia, xadrez, basquetebol, basquete 3×3, futsal, handebol e voleibol.

Os atletas e equipes participantes foram classificados nos torneios regionais, realizados em todo país pelas federações universitárias estaduais, que servem como seletivas. Em Goiás, os Jogos Universitários de Goiás (Jugs) ocorreram em maio, tendo sido classificadas equipes das instituições Estácio de Sá, Faculdade Araguaia, Faculdade Alfa, UFG (Campus Goiânia, Catalão e Jataí), UEG Porangatu, UniEvangélica, PUC Goiás, Ulbra Itumbiara, Padrão e Universo. Ao todo, 159 atletas de 18 equipes masculina e feminina participam das disputas.

O time de futsal masculino da Faculdade Estácio de Sá é um dos favoritos no JUBs 2013. Campeão da LDU de Quadras de 2012, ele é o atual campeão da segunda divisão do JUBs e este ano disputa a primeira divisão. Entre os nomes de destaques nacional, estarão presentes o nadador Henrique Rodrigues, finalista nas Olimpíadas Londres 2012, e Charles Chibana (foto), medalha de ouro no Pan Americano Open de Montevideu, de Buenos Aires e no Grand Slam de Moscou.

De acordo com o presidente da Fgdu e vice-presidente da Cbdu, Lusimar Santos, esse é o maior evento esportivo da categoria universitária da América Latina, envolvendo equipes de 26 estados e o Distrito Federal, 520 instituições de ensino superior e 38 mil alunos-atletas, anualmente. Para Lusimar, o esporte universitário hoje é a base olímpica do Brasil e receber um evento desse porte é um privilégio e um desafio para a capital. “Trabalhamos muito para mostrar que Goiânia é capaz de receber o JUBs e agora estamos trabalhando mais ainda para garantir que os atletas tenham uma excelente competição, que tudo esteja devidamente organizado e que a população goianiense possa aproveitar e prestigiar os jogos”, destaca Lusimar.

Histórico

A primeira edição dos Jubs foi realizada em São Paulo, em 1935, com o nome de I Olimpíada Universitária Brasileira. Apenas em 1941, o torneio passou a ter o nome de Jogos Universitários Brasileiros. Entre 1935 e 2004, foram 52 edições. O evento foi sediado pela última vez em Goiânia em 1985. As duas últimas edições ocorreram em Campinas (São Paulo), em 2011, e em Foz do Iguaçu (PR), em 2012, e tiveram quase 3,5 mil atletas participantes.

Serviço
Assunto: Abertura da 61ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs)
Data: quarta-feira, 24 de outubro de 2013
Horário: 20 horas
Local: Clube do Sesi Antônio Ferreira Pacheco

Fonte: Portal Prefeitura de Goiânia