Delegação vietnamita visita Cuba para estreitar laços bilaterais

Uma delegação militar do Vietnã tem se encontrado com diversas autoridades em Cuba, aonde chegaram no começo desta semana. Em uma reunião com o vice-presidente cubano José Ramón Machado Ventura, nesta quinta-feira (24), os representantes dos dois países ressaltaram o interesse pelo aprofundamento das relações bilaterais.

Cuba e Vietnã - Granma

Os meios de comunicação cubanos, além de informar sobre os encontros, reforçam a busca dos dois países pela maior aproximação, em diversos setores.

O vice-presidente cubano encontrou-se com uma delegação militar vietnamita, liderada pelo diretor-geral de política do Exército Popular do Vietnã, coronel-general Ngo Xuan Lich.

“Os laços históricos entre as partes unem ambos os partidos, governos, povos e Forças Armadas”, disse o vice-presidente Ventura, na ocasião.

Entre as diversas reuniões das que tem participado, a delegação vietnamita encontrou-se também com o ministro das Forças Armadas Revolucionárias da Ilha, Leopoldo Cintra Frías, visitou uma unidade militar cubana, e prestou homenagem ao herói vietnamita Ho Chi Minh, em um parque de Havana, onde há uma estátua do líder.

Vietnã e Cuba são aliados políticos e econômicos, com um comércio bilateral que superou, recentemente, os 500 milhões de dólares. O Vietnã é o segundo maior parceiro da ilha, na região Ásia-Oceania, de acordo com dados oficiais cubanos.

A delegação do Vietnã ainda tem programadas várias visitas a lugares históricos, econômicos e culturais, além de manter um encontro com vários veteranos combatentes cubanos. O grupo viajou a Cuba a convite do Ministéiro das Forças Armadas Revolucionárias do país, segundo o diário Granma.

Com agências,
Da redação do Vermelho