Ibope deixa disputa interna no PSDB e no PSB ainda mais acirrada

O resultado da recente pesquisa Ibope para as eleições presidenciais de 2014 aponta a presidenta Dilma Rousseff em seu melhor desempenho desde as manifestações de junho. Segundo o Ibope, a candidata das forças progressistas à reeleição tem significativas chances de vencer ainda no primeiro turno — levando-se em conta qualquer das possibilidades de candidaturas da oposição: Aécio Neves ou José Serra (PSDB), Marina Silva ou Eduardo Campos (PSB).

Em três dos quatro cenários avaliados pelo instituto, Dilma tem entre 39% e 41% das intenções de voto, o que representa mais do que a soma das preferências dos eleitores pelos adversários. Em apenas um dos cenários, com Serra e Marina na disputa, a disputa iria para o segundo turno.

Em entrevista à Folha/UOL nesta quinta (24) o presidente nacional do PT, Rui Falcão, foi cauteloso diante da possibilidade de a disputa eleitoral ser encerrada já no primeiro turno. Ele afirmou que o partido da presidenta está preparado para disputador tanto o primeiro quanto o segundo turno com expectativa de vitória. “Eu digo que não sei fazer essa previsão, que a nossa organização e o nosso trabalho estratégico é para nós prepararmos para o jogo que está aí. Ou um turno, ou dois turnos”.

Rui Falcão ponderou que até o momento a única candidatura à Presidência consolidada é a de Dilma, e que tanto no ninho tucano, quanto no PSB ainda existem uma série de contradições que ainda precisam ser sanadas. Ele citou uma declaração da ex-senadora Marina Silva que disse que Eduardo Campos era da “velha política e recebeu uma injeção de novidade com a adesão da Rede ao PSB”. Já em relação ao tucanato a grande incógnita é como equacionar a disputa entre Serra e Aécio.

“José Serra, Aécio Neves, Eduardo Campos, Marina, são os candidatos que estão com maior intenção de voto até o momento, nas pesquisais. Qual deles vai restar para disputar com a presidenta Dilma é uma definição que esses partidos vão fazer no futuro”, afirmou o dirigente nacional do PT.

Ninho tucano

Em busca de apoio interno para alavancar sua terceira candidatura ao Planalto, José Serra afirmou nesta quinta-feira (24) que na política "há espaço para improvável". A declaração do tucano fazia referência à aliança eleitoral de Eduardo Campos e Marina Silva, mas remete à sua própria situação no PSDB. Mantendo o otimismo, ele disse que há "várias possibilidades" para a escolha do candidato do tucanato. Questionado sobre resultado da pesquisa Ibope — que o coloca à frente de Aécio — Serra preferiu não se pronunciar.

Para os governadores de Minas Gerais e Goiás, Antônio Anastasia e Marconi Perillo, respectivamente, que a aposta do tucanato em 2014 deve ser em Aécio. O governador de Goiás disse que 'a fila anda', e que o entendimento “da maioria dos líderes do PSDB é que a vez agora é de Aécio". Anastasia endossou a declaração de Perillo e afirmou que a despeito das pretensões de Serra, a vez é de Aécio.

Marina x Campos

A presidenciável do PSB Marina Silva criticou nesta quinta (24) a insistência da imprensa no sentido de ‘forçar sua eventual candidatura à Presidência’. "Eu já disse mil vezes a vocês [repórteres] que eu não tenho como objetivo de vida ser presidente do Brasil”, disse. Apesar de aparecer na pesquisa Ibope com mais de 10 pontos de vantagem sobre Eduardo Campos, a ex-senadora preferiu também não tecer análises sobre a definição de quem representará o PSB nas eleições.

Já o governador de Pernambuco — desde que anunciou a aliança com Marina, no início do mês — tem intensificado sua agenda com compromissos de pré-candidato. Para reverter seu percentual de desconhecimento (43%), Campos visitará os 26 estados do país e Distrito Federal até fevereiro. Em março, deve deixar o governo de Pernambuco e assumir sua candidatura.

Da redação do Vermelho,
Mariana Viel – com informações da Folha de S.Paulo