Ex-presidente Lula será homenageado na Câmara dos Deputados  

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aniversaria neste domingo (27), completando 68 anos, vai ser homenageado na Câmara dos Deputados na próxima quinta-feira (29). Ele será condecorado com a Medalha Suprema Distinção, em reconhecimento à luta em defesa do povo brasileiro. A condecoração faz parte de uma série de eventos em comemoração aos 25 anos da Constituição Federal, comemorados em 5 de outubro.

Lula teve papel fundamental na transformação das conquistas sociais da Constituição de 1988 em realidade para o povo brasileiro e deu um exemplo de como governar em democracia, além de elevar o nome do Brasil no mundo, retomando o desenvolvimento nacional e defendendo a soberania do País.


A Medalha Suprema Distinção foi criada para homenagear Presidentes da República, Chefes de Estado, Presidentes do Senado Federal, Presidentes do Supremo Tribunal Federal e altas personalidades estrangeiras e nacionais por serviços relevantes realizados no exercício da função pública.

Em 2013, assinalou-se 0 10º aniversário do início do novo ciclo político aberto no País com a posse de Lula na Presidência da República, à frente de uma coalizão de forças liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e da qual faz parte o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), entre outros partidos.

O balanço destes dez anos é um dos temas em destaque do 13º Congresso do PCdoB, que se realiza em São Paulo entre os dias 14 e 16 de novembro próximo.

O Projeto de Resolução Política do congresso dos comunistas assinala: “Transcorridos dez anos de governos das forças democráticas e populares – compreendidos por dois mandatos presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva e pelo corrente mandato da presidenta Dilma Rousseff –, se ressalta um duplo êxito. Primeiro, o país enfrentou com eficácia a grave crise social e econômica decorrente do pesado e perverso espólio herdado da década de barbárie neoliberal (1990-2002). Segundo, com o elenco de realizações desse período – mesmo que limitadas e condicionadas por um permanente ataque de um sistema de oposição formado pelas forças conservadoras, pró-imperialistas e vinculadas à oligarquia financeira e à grande mídia –, o Brasil, hoje, é outro país. Levantou-se do chão, é respeitado no concerto das nações democráticas e o povo brasileiro vive melhor. As forças políticas progressistas alicerçadas neste legado, e aperfeiçoando o caminho pelo qual o país trilha, podem renovar o compromisso com os trabalhadores e com a Nação de que desde já, e no futuro imediato, o país usufruirá de conquistas mais arrojadas”.

Redação do Vermelho