Cine Clube da UJS exibirá filme sobre a Guerrilha do Araguaia

O Cine Clube Revolucão irá exibir no sábado o filme “Araguaya – Conspiração do Silêncio”. O longa metragem de 2006 com direção de Ronaldo Duque foi gravado na região da Araguaia onde aconteceu a Guerrilha. O Cine Clube Revolucão é projeto da União da Juventude Socialista do Tocantins e pretende tornar rotina a exibição de filmes com temáticas da luta popular e debates sobre os assuntos dos filmes.

O episódio que entrou para história do Brasil como “A guerrilha do Araguaia” foi planejada e executada pelo Comitê Central do PCdoB como parte de um processo de resistência popular à Ditadura Militar instalada no Brasil desde 1964. Na ocasião o Partido perdeu seu Secretário de Organização, Maurício Grabois, e inúmeros dirigentes e militantes, nos combates no Araguaia e nas cidades, em repressão e bloqueio ao apoio logístico aos guerrilheiros.

A operação de guerra montada pelas três forças mobilizou o maior contingente de militares desde a Força Expedicionária Brasileira, na 2ª Guerra, cerca de 20 mil militares estiveram envolvidos no conflito nas três campanhas de cerco e aniquilamento.
A Guerrilha do Araguaia ganhou repercussão internacional através da Rádio Tirana, da Albânia, que transmitia boletins sobre a situação conflituosa do interior do Brasil para todo o mundo pelas Ondas Médias (AM) o que levou a organismos internacionais de direitos humanos e defesa da democracia a questinarem a “paz” social apregoada pelos milicos e propagandeada pela mídia nacional como verdadeira. Por isso, o episódio é colocado por muitos como o maior golpe de resistência que os militares sofreram e como o começo do fim da Ditadura que duraria mais dez anos.

A primeira campanha, ainda em 1972, mobilizou 7 mil militares e sofreu incontáveis baixas nas forças do governo, os Generais não assumiram, contudo, testemunhos contam que centenas de soldados morreram, foram invalidados para combate ou até mesmo desapareceram na selva. A segunda campanha, em 1973, já com apoio do Governo dos USA e com sua experiência constrangedora do Viena e Coréia, mobilizou mais de 10 mil homens e causou as maiores baixas as Forças Revolucionárias do Araguaia e aos seus comandos. A terceira campanha para confirmação do aniquilamento durou do início de 1974 até final de 1975 e se estendeu como ASISO, Ação de Serviço Social, durante vários anos em toda Região, construindo pontes, com serviços de saúde e outras formas de ganhar confiança da população sofrida do norte de Goiás e sul do Pará.

Sinopse do filme:

Um dos episódios mais importantes da história do Brasil contemporâneo, que se passa durante os piores anos da ditadura militar que o país sofreu, a Guerra do Araguaia, quando grupos de guerrilha se articulavam na região para levar as forças de resistência a uma briga armada para libertar o país dos militares. O filme é narrado através da visão de um religioso francês que chega à região no início dos anos 1960. Ele se envolve com as pessoas do local e fica dividido depois de ver tudo o que está se passando, entre seu sentimento religioso, suas dúvidas existenciais e a situação política que o país enfrenta.

Sábado dia 1° as 18 horas no Auditório do IFTO em Palmas.