Na Bahia, mulheres se preparam para encontro nacional da UJS

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, mulheres de todo o país estarão reunidas no I Encontro de Jovens Feministas da UJS, em Brasília. Com o tema “Combater o machismo, emancipar as mulheres, construir o socialismo!”, o evento da União da Juventude Socialista pretende fortalecer a militância no intuito de conquistar mais direitos para as jovens mulheres brasileiras e afirmar o socialismo como o caminho para a plena emancipação. Na Bahia, serão promovidas reuniões preparatórias para o encontro.

De acordo com Natália Gonçalves, diretora de Jovens Feministas da UJS Bahia, o processo de mobilização para o Encontro promoverá debates no Brasil inteiro, iniciativa de grande importância para a organização das mulheres. “Discutir o machismo nos ajuda a desnaturalizá-lo, tornando mais fácil superá-lo”, afirma.

No Estado, serão promovidas reuniões preparatórias, prioritariamente nas universidades. No dia 30 de outubro, o encontro acontece na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no município de Vitória da Conquista; e na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Salvador, no próximo dia 12.

Já na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, o encontro acontece em 20 de novembro; no dia 22, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador; e no dia 06 de dezembro na UNEB de Barreiras. Segundo a organização, outras reuniões ainda serão agendadas.

Encontro Nacional

O I Encontro de Jovens Feministas é coordenado por Maria das Neves, diretora de Jovens Feministas da UJS e coordenadora de Juventude da UBM (União Brasileira de Mulheres). Para ela, o encontro reveste-se como momento ímpar para apresentar para as jovens militantes da UJS a UBM. “Hoje, temos um número maior de jovens mulheres no seio da UJS que se reconhecem como feministas e atuam em seus estados também na UBM”.

Ainda segundo Maria das Neves, esse é um grande desafio. “Apesar de vivermos tempos mais fecundos para o debate feminista emancipacionista na UJS ainda encontramos barreiras. Felizmente, o Encontro e a luta feminista ganhou força na UJS. As meninas estão mais empoderadas. Hoje as três entidades estudantis são presididas por mulheres e 6 UEE´s. Além de vários grêmios e DCE´s. Estamos desnaturalizando o machismo em nossa organização. Luta árdua e cotidiana que exige disciplina, protagonismo e vigilância”, finaliza.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro