Desfile das vitoriosas encerra campanha

Um desfile de moda muito especial vai chamar a atenção das pessoas que passarem pela Rodoviária do Plano Piloto nesta quarta-feira (30), por volta do meio-dia.

Desfile das vitoriosas encerra campanha

As modelos serão mulheres de várias idades (como mostra a foto ao lado), mastectomizadas, que conseguiram vencer a luta contra o câncer de mama.

Elas vão subir à passarela para exibir toda a sua alegria e autoestima e mostrar que o câncer de mama não é o fim, mas o começo de uma nova vida. O objetivo é acabar com o tabu em torno da doença e contribuir para o aumento do diagnóstico precoce, melhor meio de se obter a cura.

O evento vai marcar o encerramento do Outubro Rosa, campanha global de combate ao câncer de mama. Uma das marcas da mobilização, realizada em várias cidades do mundo durante todo o mês de outubro, é a iluminação rosa dos monumentos.

No DF, a campanha é organizada pelo terceiro ano consecutivo pela Secretaria da Mulher, em parceria com outras secretarias do GDF (Saúde, Esporte, Cultura) e instituições da sociedade civil que atuam no combate ao câncer.

As modelos vão vestir roupas de grifes nacionais, que apoiam a campanha, e terão ao seu lado madrinhas. O evento servirá ainda para reforçar as estratégias de promoção da saúde por meio da participação da sociedade, um dos alicerces do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o desfile, técnicos e técnicas da Secretaria da Mulher estarão no local para conversar com as pessoas, prestar esclarecimentos sobre o câncer de mama e distribuir material informativo sobre os cuidados necessários para se evitar a doença.

Saiba mais 

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano surge 1,3 milhão de casos, com 458 mil mortes. No DF, cerca de 2 mil mulheres estão em tratamento nos hospitais da rede pública. No ano passado, 500 tiveram que fazer a mastectomia (retirada do seio comprometido pela doença), sendo que 190 morreram.

A campanha Outubro Rosa é uma mobilização global, realizada em várias cidades do mundo, para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce. "A detecção antecipada é, de fato, o que salva a mulher do câncer", diz a gerente de Câncer da Secretaria de Saúde, Cristina Scandiuzzi. Ainda segundo ela, de cada mil exames de mamografia realizadas, cinco vidas são salvas.

Mastectomia é o nome da cirurgia de remoção completa da mama para deter o câncer. É adotada quando o tumor é descoberto num estágio avançado. É importante que as mulheres façam, periodicamente, o exame de mamografia. Segundo os especialistas, se o tumor for diagnosticado logo cedo, com menos de 1 cm, as possibilidade de cura sem a remoção do seio são de 90%.