Fortaleza participa do Dia D em homenagem a Carlos Drummond

O Dia D – Dia Drummond é uma iniciativa lançada em 2011 pelo Instituto Moreira Salles, com sede no Rio de Janeiro, para comemorar o aniversário do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). O objetivo é fazer com que a data, 31 de outubro, passe a integrar o calendário cultural brasileiro.

Em Fortaleza, o Dia D terá o evento “Ouvir Drummond no Dia D”, numa realização do Departamento de Literatura e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Iprede. A convidada especial será a Profª Letícia Malard, da Universidade Federal de Minas Gerais, uma das maiores estudiosas da obra de Drummond, no Brasil. As atividades são abertas ao público e gratuitas.

As atividades terão início às 9h30, no auditório da Faculdade de Medicina da UFC (Rua Alexandre Baraúna, 949, Bairro de Rodolfo Teófilo), em Fortaleza, com recepção dos participantes e apresentação de áudio e vídeo sobre a obra de Drummond. Às 10h, a Profª Letícia Malard faz a conferência "Pedras e caminhos de Drummond", seguida de conversa mediada pela Profª. Fernanda Coutinho (Departamento de Literatura) e pelo Prof. Álvaro Madeiro (Faculdade de Medicina). Às 11h, será feita a leitura do roteiro de "Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade", idealizado por Eucanaã Ferraz, consultor de Literatura do Instituto Moreira Salles (IMS).

Após intervalo para o almoço, a programação segue à tarde, no Iprede (Rua Professor Carlos Lobo, 15, Cidade dos Funcionários). Das 15h às 16h, acontece o momento "Vamos também fazer poesia, como Drummond?", a ser conduzido pela Profª Letícia Malard com mães e crianças atendidas pelo Iprede. Às 16h, ela profere a conferência "Drummond, memórias e sentimentos" e, em seguida, participa de conversa mediada pelos professores Sulivan Mota (Iprede e UFC) e Álvaro Madeiro.

Drummond e a mídia

Depois do Dia D, programação extra acontece no dia 1º de novembro, às 18h, no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), situado na Av. da Universidade, 2346, Benfica, em Fortaleza. A Profª Letícia Malard fará palestra sobre "Drummond e a Mídia", também aberta ao público.

Saiba mais

O Dia D – Dia Drummond é uma iniciativa lançada em 2011 pelo Instituto Moreira Salles, com sede no Rio de Janeiro, com o objetivo de fazer com que a data passe a integrar o calendário cultural brasileiro. Este ano, o IMS oferece aos parceiros o roteiro de leitura "Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade", elaborado por Eucanaã Ferraz. O roteiro pode ser lido e interpretado em qualquer lugar. Basta ter quatro leitores (um narrador e outros três que representarão diferentes fases na vida do poeta). No IMS do Rio de Janeiro, a leitura do roteiro será feita na noite do dia 31 de outubro por Afonso Henriques Neto, Alberto Martins, Antonio Cícero e Joca Reiners Terron.

Fonte: Agência da Boa Notícia