Congresso adere ao Novembro Azul contra o câncer de próstata 

Ao exemplo do que ocorre em outubro – quando vários monumentos e prédios públicos em todo o País se iluminam de rosa para chamar a atenção para o combate ao câncer de mama -, o Congresso Nacional aderiu ao Novembro Azul. Desta vez, para lembrar a campanha de conscientização contra o câncer de próstata, o prédio receberá uma iluminação azul a partir desta segunda-feira – 4 de novembro.

Congresso adere ao Novembro Azul contra o câncer de próstata

O Novembro Azul também terá uma ação política efetiva com o lançamento, na terça-feira (5), da Frente Parlamentar da Saúde do Homem no Congresso Nacional, com a adesão de mais de 200 deputados federais.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. “Um a cada seis homens terá câncer de próstata e um a cada 36 morrerá da doença”, afirma Nardi.

Mesmo o câncer de próstata sendo o segundo que mata mais homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-menaloma, 44% deles nunca foi a um urologista e mais da metade sequer fez um exame de próstata. Esse foi o resultado alarmante de uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia.

As ações deste ano do Novembro Azul visam incentivar a população masculina a procurar atendimento médico preventivo. E isso é possível se os homens que têm 40 anos ou mais reservarem um dia em sua agenda para a realização do exame anual. Ele é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, fator decisivo para o sucesso do tratamento.

Um toque, um drible

O Novembro Azul chega à segunda edição em 2013. O movimento, realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, acontece durante o mês mundial de combate ao câncer de próstata, e faz parte da Campanha “Um Toque, Um Drible”, que busca motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

O auge da campanha será no dia 17 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, quando serão realizadas ações educativas em São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Teresina (PI), Recife (PE) e Natal (RN).

"Vamos pintar o Brasil de azul! Os principais pontos turísticos de diversas capitais brasileiras serão iluminados nesta cor. Também vamos realizar mutirões de saúde, distribuir folhetos informativos e promover palestras e debates sobre saúde masculina, sobretudo sobre o câncer de próstata, doença que acomete mais de 60 mil brasileiros todos os anos", afirma a presidente do Instituto Lado a Lado Pela Vida, Marlene Oliveira.

Da Redação em Brasília
Com agências