Mujica pretende retirar tropas do Uruguai no Haiti

O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, afirmou que sei país vai retirar as tropas do Haiti. Para ele, haver um "estancamento político" na ilha caribenha. As declarações foram dadas em um programa de TV na última terça-feira (29).

"Uma coisa é ajudar o povo haitiano para que se construa uma polícia [local]. Outra é estar lá indefinidamente com um regime que ao menos nos faz duvidar quanto à continuidade de renovação democrática", seguiu ele.

Leia também:
Contrariando demanda, Missão da ONU prorroga presença no Haiti

"Faz tempo que deveriam ter convocado eleições para renovar o Senado. [A convocatória] nos parece muito lenta. Vemos que não vai acontecer nada."

O governo disse à agência de notícias AFP que a retirada não será "de uma hora para outra" e haverá coordenação com Brasília.

A ONU acaba de renovar neste mês o mandato da Minustah (Missão de Estabilização para o Haiti) até outubro de 2014. Desde março deste ano, o Brasil iniciou uma redução de seu contingente militar no Haiti. O Uruguai mantém atualmente no país cerca de 850 militares, principalmente do Exército, cem a menos do que no início de sua participação na missão.

Questionado nesta quarta-feira (30), o Itamaraty disse que não comentaria a decisão de Mujica, mas reiterou seu "compromisso de longo prazo com o Haiti". O Brasil vem defendendo a retirada progressiva das tropas, mas evita críticas à política interna haitiana.

A ONU acaba de renovar neste mês o mandato da Minustah (Missão de Estabilização para o Haiti) até outubro de 2014. Como no ano anterior, foi autorizada a redução do contingente total, de pouco mais de 6.000 homens para no máximo 5.021 soldados.

Com informações da Folha online