Arqueólogos descobrem templo cerimonial com 3 mil anos no Peru

Segundo informações publicadas nesta sexta-feira (1º/11) pela agência de notícia francesa AFP, arqueólogos peruanos anunciaram a descoberta de um templo cerimonial de 3 mil anos que era usado para culto aos deuses pré-incaicos da Cultura Chavin na região de Lambayeque, de acordo com detalhes divulgados pelo diretor do projeto, Walter Alva. 

Arqueólogos descobrem templo cerimonial com 3 mil anos no Peru - AFP

"Descobrimos um templo cerimonial de 3 mil anos de antiguidade que servia como recinto secreto onde os sacerdotes celebravam cultos aos seus deuses", disse Alva à AFP.

Denominado como "Oráculo de Congona" por seus descobridores, o templo tem plataformas construídas com um sistema de câmaras subterrâneas com figuras de serpentes, felinos e aves. Alva explicou também que a Cultura Chavin costuma adorar esses animais, entre eles o deus jaguar, muito representado em cerâmicas e esculturas.

"É um santuário estrategicamente situado na parte alta de um vale agrícola. Estamos falando de estruturas muito bem talhadas, onde se vaticinava os destinos dos antigos habitantes", informou o estudioso na cidade de Chiclayo, a 750 quilômetros de Lima.

Alva contou que foram encontradas duas colunas cilíndricas de pedra, talhadas com iconografia de felinos da Cultura Chavin.

O arqueólogo disse que após esta descoberta se propõe como hipótese que cada vale da região Lambayeque possui na parte alta um templo dedicado ao culto da água e da fertilidade. "Esta descoberta comprova que a Cultura Chavin se expandiu até zonas muito afastadas", acrescentou.

A Cultura Chavín fez parte do que se conhece como Primeiro Horizonte ou Horizonte Antigo, na época pré-incaica, entre 1500 a.C. e 500 d.C. Estava localizada em Chavin de Huantar, na província de Huari, na Região Ancash, no Peru, a uma altitude 3.317 m sobre o nível do mar, no sítio ecológico quéchua.

Os moradores de Chavín se espalharam por grande parte da região andina abrangendo ao norte até os departamentos (estados) de Lambayeque e Cajamarca e ao sul até os departamentos de Ica e Ayacucho.

O templo, descoberto há um mês, fica na comunidade rural de Congona, no distrito de Cañaris, a 2,8 mil metros de altitude.

A decadência de Chavín de Huántar pode estar relacionada com o estancamento do desenvolvimento após intervenção militar de outras culturas.

Da redação do Vermelho,
Com informações da AFP