Agência Atômica da ONU se declara satisfeita com postura do Irã

O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Yukiya Amano, se mostrou satisfeito na última sexta-feira (1º/11) pela firme vontade do novo governo iraniano para solucionar o caso do programa de energia nuclear do país persa.

O dirigente máximo da AIEA elogiou a equipe negociadora iraniana, participante nos diálogos realizados em finais de outubro na cidade austríaca de Viena, a qual “não vinculou, em absoluto, os diálogos nucleares com os assuntos políticos”. 

Amano fez essas declarações durante uma reunião realizada no Centro Internacional para Acadêmicos Woodrow Wilson, na capital estadunidense, Washington.

Ao ser perguntado sobre o avanço de conversações entre Teerã e a AIEA, Amano assegurou que “há algo de substancial na nova proposta por parte do Irã”.

Ademais, o chefe do organismo observador da energia nuclear da ONU manifestou sua concordância com a estreita colaboração da Administração do presidente iraniano, Hasan Rohani, com a AIEA durante “uma série de contatos mantidos”.

Com estas palavras Amano se ha referiu à segunda rodada de conversações durante o governo de Rohani, transcorrida nos dias 28 e 29 de outubro em Viena, e considerada como “boa e construtiva” por ambas as partes.

Ao final do encontro, as delegações do Irã e da AIEA concordaram que devem voltar a reunir-se em 11 de novembro próximo na mesma cidade austríaca "com o objetivo de resolver todos os assuntos pendentes".

Hispan TV