Bolívia recebe 33 países da América Latina em foro anticorrupção

Representantes de 33 nações se reunirão na próxima sexta-feira (8) na Bolívia, para uma conferência sobre Transparência e Luta Contra a Corrupção da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

Segundo informações publicadas pelo jornal boliviano La Razón, a iniciativa do Estado boliviano busca que os membros da Celac “expressem sua vontade de assentar as bases e prioridades no tema de prevenção, participação cidadã, penalização, recuperação e cooperação internacional na luta contra a corrupção", conforme diz o texto do comunicado oficial do Ministerio de Transparência e Lucha Contra a Corrupção, entidade organizadora do foro internacional.

Segundo explicou a ministra de Transparência, Nardi Suxo, participarão no encontro auditores, vice-ministros e servidores públicos encarregados da luta anticorrupção dos 33 países desse bloco. Ela disse ainda que a reunião deve estabelecer estratégias conjuntas para a luta pela transparência a nível regional.

Criada em 2010 por iniciativa do falecido presidente venezuelano Hugo Chávez, a Celac procura criar um espaço próprio e promover a integração e desenvolvimento dos países latino-americanos e caribenhos.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina edo La Razón