Forças políticas se organizam para eleições de 2014 no Uruguai

A um ano das eleições presidenciais no Uruguai, as forças políticas já começaram a perfilar seus programas, campanhas e candidatos mediante um processo que contém várias etapas preparatórias. 

O partido governamental, Frente Ampla (FA), designou como pré-candidatos presidenciais o ex-mandatário Tabaré Vázquez e a senadora Constanza Moreira. Mas isso só será formalizado, nos próximos dias 23 e 34 de novembro, durante o 6º Congresso Extraordinário Hugo Cores.

A dupla nominação não indica divisões profundas, como vem sido especulado pela oposição de direita. Sobre isso, Vázquez falou em uma campanha complementar, enquanto Constanza comentou a importância de que o FA ganhe as eleições de outubro de 2014.

Leia também:
Tabaré Vázquez será candidato à presidência do Uruguai em 2014


Ambos buscam um triunfo do partido com maiorias parlamentárias para que o programa de governo avance sem concessões à direita, que se empenha para bloquear um terceiro mandato consecutivo do FA.

Vázquez, oncologista de radiação e terapeuta, foi o primeiro prefeito de Montevidéu pela FA (1990-1994) e presidente (2005-2010), mandato que terminou com uma aprovação superior a 70%.

O ex-presidente governou o Uruguai entre 2005 e 2010, antes de José Mujica. Sua eleição pôs fim a vários mandatos consecutivos dos partidos Colorado e Nacional, os mais tradicionais do país.

Por sua vez, Constanza, cientista política licenciada em Filosofia, é senadora do FA desde 2010. Em setembro do ano passado, foi proposta como candidata presidencial pelo Partido para a Vitória do Povo (PVP).

Apesar de faltar um ano para as eleições, 12 candidatos à presidência já começaram suas campanhas de propaganda e pesquisas de opinião pública estão medindo as eventuais intenções de voto dos uruguaios.

Favoritismo

Segundo o jornal La República, as mais recentes sondagens registram um respaldo superior para o Frente Ampla. Para a pergunta: "Se nas eleições nacionais estivessem Vázquez, Jorge Larrañaga, Pedro Bordaberry e Pablo Mieres, em qual deles iriam votar?", 42% dos entrevistados escolheram o candidato do partido governamental.

O resto se divide entre os partidos Nacional (25%), Colorado (15%) e Independente (2%). Há entre 13 e 15 % de indecisos e votos em branco.

Apoio de Mujica

Há alguns meses, Mujica disse que a candidatura de Vázques "permite ver o futuro com um otimismo racional". Em declarações oferecidas ao canal nacional, o mandatário admitiu que "tinha confiança que a pressão da opinião pública dos frente-amplistas ia obrigá-lo a sacrificar sua tranquilidade".

O atual presidente acrescentou que seu governo "deixará caminhos abertos e obras, a qualquer que governante que venha. Deve ser para sempre assim, não acompanho essa visão de que na campanha eleitoral se deixa de governar, não tem nada a ver".

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina