Vitória nacional: Brasília vai sediar a Universíade de 2019

A capital da República será a sede da Universíade, os Jogos Universitários Mundiais, em 2019. Por unanimidade, os 23 integrantes do Comitê Executivo da Federação Internacional de Esportes Universitários (Fisu) aprovaram a candidatura de Brasília. 

As outras cidades candidatas eram a capital do Azerbaijão, Baku, e a capital húngara, Budapeste. Baku retirou a candidatura antes da votação. O anúncio foi feito na noite deste sábado (9) em Bruxelas, capital da Bélgica, pelo presidente da Fisu, Claude-Louis Gallien.

Presentes à cerimônia, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, comemoraram a decisão como mais uma vitória dos esportistas brasileiros. O ministro falou sobre o esforço que o governo federal faz para desenvolver o esporte estudantil, desde a escola fundamental até o ensino universitário, com a execução de programas de construção e reforma de quadras, complexos esportivos e pistas de atletismo.

“A Universíade foi realizada uma vez no Hemisfério Sul, em Porto Alegre, em 1963. Trazer a competição para Brasília é um exemplo da expansão do movimento do esporte universitário e chamará a responsabilidade da América do Sul para apoiá-lo. A unidade e a diversidade do Brasil, um povo mestiço de europeus, africanos, indígenas e asiáticos, fazem dele um país disposto a receber a Universíade de braços abertos. Com valores alinhados à visão da Fisu, nosso país elevará o diálogo entre as culturas e as nações, reforçando a igualdade e a diversidade”, disse o ministro do Esporte.

Em discurso emocionado, o governador Agnelo Queiroz agradeceu à equipe que preparou a candidatura de Brasília e deu boas notícias aos universitários. Disse que os vistos de entrada no Brasil dos atletas serão gratuitos, que as despesas com as inscrições serão ressarcidas e que os gastos com passagens aéreas para Brasília, dos atletas que chegarem pelo Rio ou por São Paulo serão subsidiados.

Fernando Guedes, de Bruxelas
Da Assessoria de Comunicação do Ministério do Esporte