China espera estabilidade política na Tailândia
A China manifestou nesta segunda-feira (11) preocupação com a situação tailandesa e pediu estabilidade política.
Publicado 11/11/2013 15:37
"A China, como vizinho amigável da Tailândia, está preocupada com a atual situação política no país", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Qin Gang em uma entrevista coletiva.
Qin fez o comentário no momento em que várias partes na Tailândia estão disputando um projeto de anistia perdoando os envolvidos na violência política depois que Thaksin Shinawatra foi expulso do cargo de primeiro-ministro em um golpe de 2006.
Thaksin e o líder de oposição Abhisit Vejjajiva – considerados responsáveis pela ação militar de 2010 nas avenidas de Bangcoc contra os manifestantes da Camisa Vermelha que resultou em cerca de 100 mortos e dois mil feridos – devem ser beneficiados pelo projeto, que foi aprovado pelo parlamento no início do mês e está agora diante do senado.
"Acreditamos que o governo tailandês e seu povo têm capacidade de lidar com o problema", disse Qin, acrescentando que a China espera estabilidade na Tailândia para garantir o desenvolvimento econômico e uma vida alegre e pacífica para a população.
Fonte: Rádio Internacional da China