Dilma viaja ao Peru e aborda integração no marco da Unasul

A presidente Dilma Rousseff viajou nesta segunda (11) ao Peru para estreitar a relação com o país vizinho, sobretudo do ponto de vista econômico e social. A visita marca os dez anos da Aliança Estratégica Brasil-Peru. Em seu Twitter, a mandatária ressaltou que “com o presidente Ollanta Humala vou conversar sobre aumento da nossa cooperação, integração de nossas cadeias produtivas, infraestrutura, políticas sociais e questões regionais, com destaque para a Unasul”.

Dilma Rousseff e o mandatário peruano, Ollanta Gumala em Lima/ Foto: Presidência do Peru

Entre os assuntos abordados com Humala está a questão de estratégias para a integração de transportes entre os países, com vistas à alimentação da rodovia Interoceânica, que liga Porto Velho (RO) ao litoral do Peru.

Os presidentes assinarão um acordo de compartilhamento de dados de telecomunicações para regiões fronteiriças. Residentes nos municípios de Assis Brasil (AC), Iñapari e Iberia devem ser beneficiados com a flexibilização de regras de roaming internacional para o uso de telefonia móvel.

O embaixador Antônio José Ferreira Simões, subsecretário-geral da América do Sul, Central e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, destacou que a integração física entre os dois países deve ser debatida para que se crie melhores condições de uso por pessoas e empresários tanto do Peru e quanto do Brasil.

“O que se espera é que nós possamos cada vez comprar e vender mais para o Peru. Isso é muito importante. Sobretudo para estados fronteiriços como Acre e Rondônia. E isso se conecta com o segundo ponto da visita, que é a questão da integração física. Hoje, já há uma estrada que sai do Brasil e vai até o Pacífico, atravessando o Peru”, lembra.

Comércio

A mandatária também participará do Foro Empresarial Brasil-Peru, com a presença de 400 empresários dos dois países para debater o comércio bilateral, que alcançou US$ 2,9 bilhões entre janeiro e setembro deste ano – um aumento de 8,8% em relação ao mesmo período de 2012.

Entre os países da América do Sul, o Peru é o terceiro maior destino dos investimentos brasileiros, com estoque de US$ 1,9 bilhão. Em seu Twitter, Dilma ressaltou a importância do país para o comércio brasileiro: “Nesses dez anos, o comércio #BrasilPeru cresceu seis vezes, e os investimentos, quatro vezes. Na América do Sul, o Peru é terceiro maior destino de investimento do Brasil”.

No Acordo de Complementação Econômica nº 58, entre o Mercosul e o Peru, o Brasil já concede ao Peru 100% de preferências tarifárias para mais de 6,5 mil produtos.

Programas sociais

Projetos nas áreas social e ambiental estão na pauta dos mandatários, como afirmou o embaixador Antônio José Ferreira Simões, subsecretário-geral da América do Sul, Central e Caribe do Ministério das Relações Exteriores.

“O Brasil vai colocar à disposição do Peru uma série de experiências na área social para que experiências bem sucedidas aqui também possam ser reproduzidas lá, e para que possamos aprender um pouco da experiência peruana nessa área”, destacou Simões.

Segundo Miguel Vega Alvear, presidente da Câmara Binacional de Comércio e Integração Peru Brasil (Capebras), o mundo espera dos dois países uma estratégia de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, que ele classifica como a “zona mais sensível do planeta”.

Da Redação do Portal Vermelho,
com informações do Blog do Planalto