Furacão nas Filipinas: Ban Ki-moon pede solidariedade mundial

O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta segunda-feira (11) que todo o planeta solidarize-se com as Filipinas, onde o tufão Haiyan deixou destruição e morte.

Em uma mensagem, o secretário geral da ONU destacou o apoio prestado até o momento pela comunidade internacional ao país do sudeste asiático, que sofreu na última sexta-feira (8) a passagem de um furacão que provocou mais de 10 mil vítimas fatais, 9,5 milhões de afetados e danos incalculáveis na infraestrutura viária e habitacional.

Segundo Ban, alimentos, suprimentos médicos e sanitários e água foram enviados às Filipinas para atender a cerca de 13 mil famílias nas zonas mais atingidas pelo Haiyan, conhecido localmente como Yolanda.

Ban destacou a resposta da ONU, que em coordenação com as autoridades filipinas e outros "agentes humanitários" atende aos flagelados, entre elas as que habitam em comunidades isoladas pelos desastres.

Por via área chegam a essas pessoas isoladas alimentos, abrigos, medicamentos e outros meios indispensáveis para sua sobrevivência, precisou.

As Nações Unidas consideram que o Haiyan é uma das tormentas com maior impacto destrutivo na história.

Fonte: Prensa Latina