Índia, China e Rússia debatem sobre Síria, Afeganistão e Irã

A Índia, a China e a Rússia concordaram com a necessidade de encontrar uma solução política para a crise da Síria e expressaram a aspiração de que se possa chegar a uma transição pacífica no Afeganistão.

Ao realizar em Nova Delhi sua 12ª reunião trilateral, os chanceleres Salman Khurshid (Índia), Wang Yi (China) e Serguei Lavrov (Rússia), também analisaram a marcha das negociações multilaterais sobre o programa nuclear iraniano e a situação na Península Coreana.

Os três países descartaram que a situação na Síria possa ser resolvida pela via militar ou uma intervenção estrangeira, defenderam o livre acesso dos inspetores da ONU aos depósitos de armas químicas e instaram a efetuar sem postergações a conferência de Genebra 2 sobre a nação árabe.

Índia, China e Rússia coincidiram em que a evolução dos acontecimentos no Afeganistão é fundamental para a região e expressaram a vontade de participar ativamente na reconstrução do país centro-asiático para que a situação desemboque na existência de um Estado "seguro, estável, unificado e em desenvolvimento".

A pronta realização de eleições, um processo de paz decidido pelos próprios afegãos e a ação da ONU em coordenação com a comunidade internacional são decisivos para a transição pacífica no Afeganistão, disse o chanceler chinês.

Wang confirmou que no próximo ano a China organizará a quarta “Conferência do processo de Istambul para o Afeganistão”.

Sobre o Irã, os três países expressaram sua confiança em que as conversações de Genebra entre a nação persa e as seis potências mundiais conduzam a um acordo sobre a questão do programa nuclear iraniano.

Lavrov ressaltou a positiva atitude negociadora do presidente Hassan Ruohani e que as conversações tenham se concentrado na busca de uma decisão mutuamente aceitável sobre o tema.

Os ministros também debateram sobre o combate ao terrorismo, o tráfico de drogas e a segurança na região da Ásia Pacífico.

Prensa Latina