Irismar (PCdoB) pede o desassoreamento do Açude Jatobá II

O vereador do PCdoB e líder da oposição na Câmara de Princesa Isabel – PB, Irismar Mangueira, que vem se destacando como um dos parlamentares mais atuantes na atual legislatura, pede solução para o crucial problema da escassez d'água que ameaça a população.

Assoreamento do leito do açude Jatobá II na paraíba - Irismar Mangueira

O vereador Irismar Mangueira (PC do B) encaminhou à Prefeitura de Princesa Isabel, através de requerimento apresentado na Câmara Municipal, pedido para criação de um consórcio entre o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e governos municipal e estadual, destinado ao desassoreamento [limpeza da terra acumulada] do Açude Jatobá II, que abastece o município.

Segundo o parlamentar comunista, “a limpeza do reservatório é uma ação urgentíssima, uma vez que a população sofre os efeitos da estiagem e vive à beira de um colapso no abastecimento de água”.

Irismar disse que a Prefeitura de Princesa Isabel dispõe de equipamentos (retroescavadeira, caminhão-caçamba e motoniveladora) doados pelo governo federal através do PAC 2 para combate aos efeitos da seca.

“Uma parceria entre o DNOCS, Prefeitura e o governo do Estado pode ampliar a capacidade de armazenamento do Jatobá II que, segundo avaliação técnica, está com 30% de sua área soterrada”, afirmou.

O vereador alertou que a principal fonte de água de Princesa Isabel tem, atualmente, 11,1% de sua capacidade.

“O Jatobá II agoniza, seca à míngua, com o consumo crescente da cidade e o abastecimento desordenado de carros-pipa. A capacidade máxima de acumulação é de 6.487.200 metros cúbicos, e está com apenas 717,517 mil metros cúbicos, isto é, só 11,1%, segundo dados divulgados ontem (5) pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA)”.

“A lama e terra acumuladas, com detritos, atinge, no leito da represa do reservatório, um acúmulo médio de dois metros de altura. Estou fazendo a minha parte, espero que a sociedade se mobilize e a Prefeitura, através de parceria, faça o que deve e pode ser feito”, finalizou Irismar.

Fonte: http://www.duartelima.com.br