ITF inaugura farmoquímica que fornecerá insumo à Bahiafarma

 No dia 28 deste mês, a empresa ITF Chemical Ltda inaugura, no Polo Petroquímico de Camaçari, sua planta de farmoquímica para produção do insumo básico do cloridrato de sevelamer, que será fabricado pela Bahiafarma para o Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil. O ato contará com as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do governador Jaques Wagner, e dos secretários da Saúde da Bahia, Jorge Solla, e de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.

Para a diretora geral da Bahiafarma, Julieta Palmeira, a inauguração da planta farmoquímica da ITF permitirá que a Bahiafarma, em decorrência de Parceria de Desenvolvimento Produtivo com a indústria brasileira Cristália, fabrique na Bahia o medicamento cloridrato de sevelamer, ainda este ano. O medicamento será fornecido aos usuários do SUS com insuficiência renal crônica, em diálise, que necessitam dessa substância.

Ainda segundo Julieta, o cloridrato de sevelamer será o primeiro medicamento fabricado pela Bahiafarma e, através de parceria com o Ministério da Saúde e com a Secretaria da Saúde do Estado, este medicamento será integralmente fabricado no Brasil e evitará que farmoquímicas estrangeiras forneçam o insumo básico.

“A parceria de desenvolvimento produtivo expressa a atual política industrial do país que, com a participação decisiva do Ministério da Saúde, promove a incorporação de tecnologia por produtores públicos e privados de medicamentos, com vistas ao desenvolvimento do país”, finaliza Julieta Palmeira.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Bahiafarma