BA: MPF requisita investigação sobre a morte de índios no Sul

O Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus, no sul da Bahia, requisitou à Polícia Federal investigações acerca a morte de três índios da comunidade Tupinambá de Olivença, ocorrida na noite da última sexta-feira (8/11). A apuração foi motivada após a veiculação de notícias sobre o possível assassinato dos índios.

De acordo com os procuradores da República Ovídio Augusto Amoedo Machado e Tiago Modesto Rabelo, as informações coletadas revelam que os três índios foram emboscados por três homens armados que estavam em duas motocicletas, e foram mortos por disparos de armas de fogo.

O caso deverá ser apurado com o auxílio da Fundação Nacional do Índio (Funai). Segundo o MPF, para a responsabilização dos envolvidos, a Polícia Federal deverá realizar os exames periciais de corpo de delito, analisar o local do crime e ouvir testemunhas.

O distrito de Olivença está localizado em uma região marcada pela disputa de terras entres índios e fazendeiros. A área, de 47 mil hectares, é reivindicada pelos índios e, além de Ilhéus, abrange também os municípios de Una e Buerarema.

Um estudo feito pela Funai (Fundação Nacional do índio), há 18 anos, apontou que o local é originalmente ocupado por famílias indígenas, no entanto, existem pelo menos 600 propriedades rurais na área, hoje.

Em setembro, o MPF em Ilhéus ajuizou ação civil pública com pedido de liminar contra a União, requerendo que o Judiciário determine prazo para o Ministro da Justiça decidir sobre o processo demarcatório Tupinambá. Iniciados em 2004, os procedimentos para a demarcação aguardam decisão, pelo Ministério, desde março de 2012.

Da Redação