João Ananias lamenta morte do jornalista Messias Pontes

Na Tribuna da Câmara, nesta terça-feira (12), o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) falou sobre a morte do jornalista Messias Pontes, 66, ocorrida no última dia 9 de novembro, em Fortaleza. “ Lamento bastante a sua perda por se tratar de um bom amigo e um combativo militante do nosso partido, o PCdoB”, disse.

Ele lembrou que Messias sempre esteve ao lado das lutas por uma sociedade nova, denunciando as injustiças do sistema capitalista. “Trago aos seus familiares minha solidariedade nesse momento de enorme perda, rogando que a conformidade logo chegue conduzida pela sua história e seus compromissos com a igualdade e justiça, princípios que Messias sempre cultivou”, destacou.

Discurso na íntegra

Ocupo a Tribuna desta Casa hoje para registrar a morte do jornalista Messias Pontes, ocorrido sábado passado, dia 9 de Novembro. Lamento bastante a sua perda por se tratar de um bom amigo e um combativo militante do nosso partido, o PCdoB. Messias sempre esteve ao lado das lutas por uma sociedade nova, denunciando as injustiças do sistema capitalista. A perspectiva de construção de um mundo mais justo era o motor de sua atuação também como Jornalista. Jamais curvou-se ao poderio da grande mídia ou aos seus interesses mercantis. Constituiu-se, portanto, numa referência de coerência, construída sobre a liberdade e independência de opinião, sem qualquer compromisso em agradar aos poderosos.

Sou testemunho. Por diversas vezes que estive como entrevistado em seu programa "Espaço Aberto" na Rádio Cidade AM, de suas queixas pelas dificuldades em mantê-lo, por falta de patrocínios. Sempre complementava que era o preço que pagava por ser insubmisso e independente e que desses valores jamais se afastaria.

Trago aos seus familiares minha solidariedade nesse momento de enorme perda, rogando que a conformidade logo chegue conduzida pela sua história e seus compromissos com a igualdade e justiça, princípios que Messias sempre cultivou. Como estava viajando e não pude comparecer ao seu sepultamento como gostaria, externo meus votos de sentimentos e pesar a todos.

Como as circunstâncias não lhe permitiram uma vida longa, como todos gostaríamos, que vivam suas ideias, pois sempre estarão vivas e jovens.

Peço que meu Pronunciamento seja divulgado nos meios de comunicação desta Casa, especialmente na Voz do Brasil.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)