Hezbolá reitera apoio à Síria para enfrentar Israel

O secretário geral do Hezbolá libanês, Hassan Nasrallah, anunciou que continua seu apoio ao presidente sírio Bashar Al-Assad, como forma de resistência a Israel, segundo um discurso cuja tradução do árabe circula nesta quinta-feira no Oriente Médio.

Em uma de suas poucas aparições em público, Nasrallah afirmou que a presença de combatentes de seu partido na Síria "é justificada. (…) Aqueles que falam de nossa retirada do solo sírio, como condição para formar governo no Líbano, devem saber que esse é um requisito impossível".

Nasrallah falou no subúrbio sul de Beirute em ocasião da véspera do fim da Achura, a efeméride que marca o suplício no século 7 do Imã Hussein ibn Abi Talib no deserto de Kerbala, território onde hoje é o Iraque.

Sob nenhum conceito negociaremos a existência da Síria por um punhado de ministérios, disse o líder xiita, um dos homens mais procurados por Israel, que há anos tenta assassiná-lo.

Acrescentou que a presença de combatentes do Hezbolá na Síria, admitida semanas atrás, tem o propósito de combater extremistas sunitas que atacam as minorias xiita e cristã nesse país vizinho, onde grupos armados vindos do exterior tentam, há quase três anos, derrubar o presidente constitucional Bashar al-Assad.

O palco do pronunciamento, o "dahie yanub" ou subúrbio sul desta capital, é um dos principais redutos do Hezbolá, no qual prevalece um forte sentimento contra o Exército dos Estados Unidos, que o bombardeou na década de 1980.

Fonte: Prensa Latina