MinC leva maestros para conhecer “El Sistema” na Venezuela 

Começou nesta quarta-feira (13) uma missão realizada pelo Ministério da Cultura que levou nove maestros brasileiros para estudar a implantação e resultados do Sistema de Orquestras e Coros Juvenis da Venezuela, política pública que ficou mundialmente conhecida como El Sistema. O El Sistema ensina música atualmente a 400 mil jovens em 285 núcleos espalhados pelo país. 

A ideia é vivenciar a experiência do El Sistema e de projetos brasileiros bem-sucedidos junto a comunidades carentes para elaborar uma metodologia inovadora a ser aplicada nos Centro das Artes e Esportes Unificados (CEUs).

A missão acontece até o dia 16 e reúne os maestros Ricardo Castro (Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia e criador do projeto Neojiba – BA); Cláudio Cohen (Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro – DF); Arthur Barbosa (Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho – CE).

Os representantes do estado de São Paulo são os maestros Carlos Moreno (Orquestra Sinfônica de Santo André); Roberto Duarte (Orquestra do Theatro São Pedro); e Carlos Lima (regente e criador da Orquestra Sinfônica Lyra Mojimiriana). Eliseu Ferreira (Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás) e Lenir Boldrin (coordenador e produtor musical) completam o grupo.

A coordenação técnica do convênio Brasil-Venezuela está a cargo do maestro Amilson Godoy, criador do Instituto Amilson Godoy de Arte e Cultura, que objetiva captar recursos para o ensino de música erudita e popular em comunidades carentes em todo o Brasil e criar novas Orquestras Sinfônicas para suprir a demanda destes novos profissionais em início de carreira.

Programa da Missão

Na quarta-feira (13), os maestros visitaram o Centro de Acción Social por la Música (CASPM) – Sede Acadêmica da Fundação Simón Bolivar; e o Núcleo Montalbán. Hoje, eles conhecem o Centro de Luteria de Los Chorros e o Núcleo Guarenas.

Em visita ao Conservatório Simon Bolivar, na sexta-feira (15), o grupo se encontra com Verónica Rodríguez, sub-Diretora Acadêmica. No mesmo dia, está também programada visita ao Núcleo Sarría. E, no sábado (16), a missão encerra a programação em Caracas, em visita ao Núcleo Los Chorros.

CEUs

O Ministério da Cultura vai investir R$ 3 milhões na compra de instrumentos visando ter nas cinco regiões do país uma corporação mínima musical com perfil clássico, ou seja, violinos, violas, violoncelos etc. Os maestros realizarão aulas magnas e contribuirão para o enriquecimento dos conteúdos que serão desenvolvidos. Serão formados grupos em CEUs de Salvador (BA), Goitacazes (MG), Mogi Mirim (SP), dentre outros estados.

O objetivo dos CEUs é integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. São 360 CEUs distribuídos em todas as regiões do país.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério da Cultura