“Missão de Cartes é desestabilizar integração”, diz PC Paraguaio

Para o integrante do Partido Comunista Paraguaio, Derlis Villagra, “saber como o capitalismo, que fracassou em tantos países, quer se meter no Paraguai e não só lá, mas também em diversos países da Europa” é uma das grandes contribuições que o Seminário Internacional do PCdoB traz aos participantes do evento. Em entrevista à Rádio Vermelho, o comunista avaliou que a missão do presidente Horacio Cartes é desestabilizar a integração regional.

Por Vanessa Silva, para a Rádio Vermelho

Horácio Cartes, que assumiu o poder após o golpe de Estado que destituiu Fernando Lugo, é fruto de um “plano traçado quando foi dado o golpe em conivência com os Estados Unidos. É um governo que pretende colocar o Paraguai a serviço dos interesses das multinacionais e do imperialismo”, um governo a serviço dos negócios ilícitos, avaliou Villagra.

A respeito da integração regional, a missão de Cartes é justamente fragilizá-la: “sua política econômica foi apresentada primeiro em Miami. Ele tem uma estreita relação com a embaixada norte-americana. Mas esta tarefa não é fácil porque a integração também implica facilidades no comércio do Paraguai”. E pontuou que existem elementos de pressão dentro do país atuando como elemento de pressão para que isso não se concretize.

Ouça a íntegra da entrevista: