Mujica anuncia retirada de 200 soldados uruguaios do Haiti

O presidente do Uruguai, José Mujica, anunciou nesta sexta-feira (15) que retirará 200 dos 940 soldados do país que fazem parte da Missão de Paz da ONU no Haiti (Minustah). Chefiada pelo Brasil, a missão começou em 2003, após um forte período de crise política.

Segundo Mujica, a decisão foi tomada após reunião com a presidente Dilma Rousseff, no último domingo (10) em Brasília. No programa "Habla el Presidente", ele afirmou que disse à brasileira que a missão de paz não poderia se transformar "em uma espécie de guarda pretoriana".

Leia também:
Mujica pretende retirar tropas do Uruguai no Haiti

"Se o governo desse país não evolui para realizar eleições e, finalmente, se não conseguem, com rapidez, saídas de caráter institucional por um lado e por outro, pôr em funcionamento uma polícia interna do Haiti que assuma o comando da segurança", acrescentou.

"Se em dez anos não podemos resolver essas questões, evidentemente, nos parece que o caminho tem que ser outro".

O presidente uruguaio disse que o tema será discutido com representantes de todos os países que contribuem com tropas à Minustah, mas ratificou que o Uruguai mantém sua decisão de deixar de integrar essa força de paz.

Fonte: Folha de S. Paulo