Acidente na Rússia: autoridades evitam conclusões prematuras

O porta-voz do Comitê russo de Investigações, Vladimir Markin, pediu nesta terça-feira (19) para se evitar conclusões prematuras e antecipadas sobre as causas do recente acidente aéreo ocorrido em Cazã, com saldo de 50 mortos.

Só será possível apontar responsáveis quando as investigações oficiais terminarem, sublinhou.

O acidente ocorreu no último domingo, quando um Boeing 737-500, procedente de Moscou, caiu ao tentar aterrissar no aeroporto internacional de Cazã, república russa de Tatarstão. Não houve sobreviventes. A aeronave transportava seis tripulantes e 44 passageiros.

Como hipóteses principais, comentou Markin, continuam sendo considerados o erro humano ou técnico e as condições meteorológicas adversas.

Mas insistiu que só após realizados os procedimentos investigativos e processuais, poderão ser apresentadas conclusões a respeito das causas do desastre e de quem foi a responsabilidade.

Uma vez concluída a investigação do Comitê Interestatal de Aviação, serão realizados testes dos quais participarão peritos da companhia Boeing, fabricante da aeronave acidentada, disse Markin.

Meios de imprensa indicaram que entre os mortos está o filho do presidente de Tatarstão, Irek Minnikhánov, e o chefe regional do Serviço Federal de Segurança, Alexandr Antónov, assim como uma cidadã ucraniana e uma britânica.

Fonte: Prensa Latina