Assembleia homenageia a União de Mulheres de Vitória da Conquista

Na última semana, a Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) homenageou a União de Mulheres de Vitória da Conquista, que completa 30 anos em 2013. A iniciativa foi do deputado Fabrício Falcão (PCdoB), representante da região sudoeste, que propôs uma moção de aplausos e congratulações à entidade.

Em Conquista, a União de Mulheres administra uma creche que recebeu o nome da militante comunista Dinaelza Coqueiro, desaparecida durante a ditadura militar, na Guerrilha do Araguaia (1972-1974). A creche atende, atualmente, 90 crianças, filhos e filhas de trabalhadoras de baixa renda.

Além de receber as crianças, o espaço também oferece oficinas na área de economia solidária direcionadas a toda população. “Me sinto honrado em compartilhar de sentimentos e ações que entrelaçam à história da luta pelo reconhecimento dos direitos e emancipação das mulheres conquistenses. Desejo à instituição sucesso na caminhada”, disse o deputado.

Nascida da luta pela democratização dos direitos das mulheres, a União ganhou força em 1985, quando recebeu o apoio dão grupo internacional Misereor, da UESB e da gestão municipal da época. Além da Creche Dinaelza, a entidade também fundou, naquele período, o Centro da Mulher Conquistense.

De Salvador,
Erikson Walla
*Colaborou Ascom/ AL-BA