CPI do Turismo Sexual do Congresso Nacional visita a Bahia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar denúncias de turismo sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes no Congresso Nacional realizou, na última segunda-feira (18/11), no plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), uma audiência pública destinada a ouvir as autoridades relacionadas à área.

O objetivo da CPI, que está viajando por todo país, é realizar um diagnóstico preciso sobre a situação da exploração sexual infantil no Brasil. A presidenta, deputada federal Erika Kokay (PT-DF), informou que a comitiva, que conta também com a relatora da comissão, deputada federal Liliam Sá (PROS/RJ), se encontrou, também, com o prefeito ACM Neto e com o governador Jaques Wagner.

O foco dos trabalhos está nos megaeventos e nas grandes obras, como as das barragens de Jirau, Santo Antônio e Belo Monte. "Surge uma ferida no tecido social no rastro dessas obras. Temos dados que apontam um aumento de 100% no número de estupros e de 30%, de gravidez precoce, por exemplo", afirmou a presidenta.

Na ocasião, Erika elogiou o Governo do Estado por manter uma delegacia especializada em regime de plantão de 24 horas, salientando que a maioria dos casos acontece à noite e durante os fins de semana. A deputada federal Liliam Sá (PSD-RJ) reiterou a importância das audiências públicas promovidas pela CPI em todo Brasil.

"A exploração sexual acontece em várias circunstâncias e difere, inclusive, de acordo com a região do país. O que queremos é que as crianças sejam, efetivamente, prioridade no Brasil, como prescreve a Constituição", afirmou a parlamentar.

Da Redação
*Com Ascom/ AL-BA