Museu do Negro abre exposição "Reinos, Escudos e Máscaras"

O Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane), em São Mateus, Norte do Espírito Santo, o ÁfricaBrasil Museu Intercontinental abre nesta terça-feira (19), às 19 horas, a exposição “Reinos, Escudos e Máscaras”. O conjunto de obras de arte, de origem africana, integra o acervo do África Brasil Museu Intercontinental, sediado no Sítio Histórico Porto de São Mateus, naquela cidade, e dirigido pelo escritor e pesquisador Maciel de Aguiar. A entrada é gratuita.

A exposição permanece aberta à visitação pública até o mês de janeiro, período em que também acontecerão várias atividades culturais no Mucane. A promoção, da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), também marca a passagem do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta (20 de novembro – data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695).

A exposição etnológica reúne 36 obras de artes provenientes de várias etnias entre os séculos XVII e XX. São máscaras, escudos, estatuetas e cetros reais; esculturas que remetem, por exemplo, a rituais religiosos e hierarquias de poder na Africa. O acervo foi composto por Maciel de Aguiar ao longo de mais de 35 anos de pesquisas, através de aquisições privadas e doações recebidas de colecionadores e estudiosos. As obras se destacam em diversos aspectos, como pela riqueza cultural, pela estética, simbologia, história e pela variedade de peças.

"A exposição ‘Reinos, Escudos e Máscaras’ é um dos inúmeros recortes que o acervo do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental oferece à população do Espírito Santo, contribuindo para o engrandecimento do Museu Capixaba do Negro e para a melhor compreensão da fundamental importância da arte africana e do povo negro na formação dessa nossa bela aventura chamada civilização brasileira”, afirma Maciel de Aguiar.

"Trata-se de um acervo que possibilita o conhecimento acerca de expressões culturais, material e imaterial, que formam a cultura e história capixabas e brasileira", considerou o coordenador do Mucane, Welington Barros Nascimento. Conforme frisou, o Brasil possui a etnia africana na formação de sua cultura, tendo contribuído também para a formação de sua população, religião, arte, entre outras manifestações. "Em todos os campos para os quais direcionamos nossa atenção, é possível identificarmos uma matriz cultural negra, ou pelo menos a participação de elementos culturais africanos. Portanto, existe a necessidade mais essencial de reconhecimento, valorização e difusão dessa cultura", disse.

Atividades

Durante a exposição, serão realizadas várias atividades. Nesta terça (19), a partir das 19 horas, haverá apresentação do Projeto Construtivismo Musical “Samba de Raiz”. No dia 11 de dezembro, às 14 horas, acontecerá a oficina “Troca de Saberes”, com Jongo e Dança Afro do Mucane e Roda de Jongo, a partir das 18 horas.

No dia 18 de dezembro, às 14 horas, oficina “Troca de Saberes” com Congo e Percussão do Mucane e Roda de Congo – Banda de Congo Roda D´Água (Cariacica) Mestre Itagibe.

No dia 8 de janeiro, às 14 horas, oficina “Troca de Saberes” Capoeira Patrimônio Cultural Brasileiro e Danças Populares do Mucane. Às 18 horas, Roda de Capoeira com o Grupo Ganga Zumba e apresentação de alunos de Dança Popular do Mucane.

Serviço
Abertura da exposição “Reinos, Escudos e Máscaras” – Acervo do Africa Brasil Museu Intercontinental – São Mateus-ES
Onde: Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) – Avenida República 121, Centro
Quando: terça-feira (19), às 19 horas
Entrada gratuita

Fonte: Unegro e Portal do Governo do Estado do Espírito Santo