Desenvolvimento é a estratégia para alcançar a reforma urbana

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou nesta quinta-feira (21), durante o segundo dia da 5ª Conferência Nacional das Cidades, que o desafio do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano é articular as políticas para as cidades brasileiras em todos os níveis. Para ele, é preciso a participação de todos, pois não basta apenas o governo federal agir.

 

Ao falar dos dez anos do Ministério das Cidades, o titular da pasta destacou ações e investimentos para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros em áreas como saneamento básico, acessibilidade e mobilidade urbana.

 
Leia mais:
Dilma Rousseff institui o Plano Nacional de Saneamento
“Durante muitos anos não tivemos investimentos em mobilidade urbana no país. Estava abandonado. Diziam que metrô não era opção, que havia alternativa mais barata”, exemplificou o ministro.

Lideranças dos movimentos sociais conversaram com o Blog do Planalto e avaliaram os avanços conquistados desde a criação do ministério. Militantes também falaram sobre as próximas metas e as perspectivas sobre a conferência, que ocorre até domingo (24).

“Nesses anos todos de construção desse processo, a gente conseguiu dar passos importantes, como os programas de urbanização de favelas, de mobilidade e trânsito, e o Minha Casa, Minha Vida. Mas a gente entende que ainda é preciso muito mais. O desafio dessa conferência é traçar um projeto de cidades a partir da participação de todos os segmentos”, explicou o diretor da Central de Movimentos Populares (CMP) em São Paulo, Benedito Roberto Barbosa.

Acesso ao saneamento básico e melhorar as condições de tráfego, assim como a qualidade e o custo do transporte público, estão entre os principais objetivos da reforma urbana proposta pela conferência, acrescenta o militante. Segundo a coordenadora do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) no Rio de Janeiro, Juliete Pantoja, outra expectativa em torno do evento é a consolidação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, que garante maior participação popular nas definições das políticas públicas.

Fonte: Blog do Planalto