Organizações se retiram da Cúpula sobre o Clima COP19

Devido à alegada "falta de avanços" na Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP19), o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), Greenpeace e outras organizações supostamente defensoras do meio-ambiente anunciaram que não participarão mais do evento.

Analistas consideram que se trata de uma decisão sem precedentes na história das negociações promovidas pela ONU na luta contra os efeitos adversos da mudança climática.

As organizações não governamentais, que supostamente se colocam como protetoras do meio ambiente – e que são criticadas por terem sido financiadas por entidades ligadas a governos imperialistas –, criticaram a "falta de compromisso" dos países mais desenvolvidos, que fingem serem surdos às necessidades imperantes dos estados pobres e vulneráveis à mudança climática.

Até amanhã, delegados e especialistas de quase 200 países que assistem a Cúpula, tentarão traçar um projeto para chegar a um acordo definitivo que reduza as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, que está previsto para se assinar em uma conferência em Paris em 2015.

Com agências