Chico Lopes: Seminário debaterá royalties do pré-sal pra educação

De que forma e a partir de quando os royalties do petróleo serão aplicados na educação. Com que prioridades e com quais resultados imediatos? Qual o impacto dos novos investimentos no dia a dia do aluno, do professor, dos pais, nas várias modalidades de ensino e nos diferentes perfis de instituições educacionais?

Buscando respostas a essas questões, um grande seminário será realizado em Fortaleza, no dia 2 de dezembro, reunindo professores, gestores, estudantes e representantes do Poder Público e de instituições ligadas à defesa da educação.

O seminário "Royalties para a Educação: e agora?" acontece na segunda-feira, 02/12, às 8h, na Assembleia Legislativa, no Auditório da Unipace (Anexo II, 6º. andar), com entrada franca, inscrições no local e presença de palestrantes nacionais: Paulo César Ribeiro Lima, consultor legislativo da Câmara dos Deputados sobre recursos do petróleo, que atuou na formulação da atual legislação sobre os royalties, e Milton Canuto, vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

A iniciativa é do mandato do professor e deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), tendo como parceiros a Assembleia Legislativa, os deputados estaduais Professor Teodoro (PSD), presidente da Comissão de Educação da AL, e Rachel Marques (PT), além do deputado federal Artur Bruno (PT), integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A realização é da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A Secretaria de Educação do Governo do Estado e o Sindicato APEOC são apoiadores do seminário, que contará, como mediador, com o professor Anízio Melo, presidente do Sindicato.

"Todos os avanços conquistados nos governos Lula e Dilma contribuíram para que chegássemos a um cenário muito mais promissor para a educação brasileira. Agora chegou o momento de ir além, de dar um novo passo, de fazer mais e de fazer melhor, contando com os recursos que o Congresso Nacional aprovou, após muitos debates, para aumentar os investimentos públicos em educação", destaca o deputado Chico Lopes.

"Os royalties do petróleo serão investidos, na sua maioria, para a melhoria da educação. Temos ainda muitos desafios para contar com mais recursos do pré-sal para a educação. Mas de que maneira esses recursos vão ser investidos? O que vai mudar na educação, e em que prazo? Com o seminário, estamos trazendo nomes nomes que são referência nacional nessa discussão e convidando a sociedade a debater questões específicas sobre a utilização dos royalties, que ainda precisam de maior clareza", acrescenta o deputado.

"A ideia é contribuir para dar maior visibilidade às lutas da educação e ajudar a dirimir essas e outras dúvidas, sobre o que mudará com a injeção de novos recursos para o setor. Vivemos a expectativa de um novo momento, com melhor infraestrutura e com mais pessoal qualificado e melhor remunerado. Temos a confiança de que, com o apoio de todos, teremos um seminário com encaminhamentos concretos e importantes para subsidiar novas mudanças nessa realidade", complementa Chico Lopes.

Inscrições

As inscrições para o Seminário “Royalties para a Educação: e agora?” são gratuitas e podem ser feitas previamente pelo telefone 3253-5606 ou na Assembleia Legislativa, no momento do seminário. Todos os participantes receberão certificado.

Serviço

Seminário "Royalties para a Educação: e agora?". Segunda-feira, 2/12, às 8h, na Assembleia Legislativa, no Auditório da Unipace (Anexo II, 6º. andar). Iniciativa: Mandato Deputado federal Chico Lopes. Palestrantes: Paulo César Ribeiro Lima, consultor legislativo da Câmara dos Deputados sobre recursos do petróleo, e Milton Canuto, vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Os participantes receberão certificado. Inscrições gratuitas, pelo 3253-5906 ou no Auditório da Assembleia Legislativa, no momento do Seminário.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)