Trem descarrila e deixa oito mortos no interior de São Paulo

O descarrilamento de um trem neste domingo (24), na cidade de São José do Rio Preto (SP), provocou a morte de oito pessoas, sendo uma criança e uma gestante, além de oito feridos sem gravidade. Segundo a Defesa Civil do Estado, o trem de carga da empresa América Latina Logística (ALL) tinha nove vagões, que transportavam milho. A composição atingiu quatro residências, por volta das 18 horas, deixando as vítimas soterradas.

Nove vagões da composição saíram dos trilhos e destruíram duas casas

Peritos do Instituto de Criminalística suspeitam que as causas do acidente podem ter sido falta de manutenção na via férrea, devido aos dormentes que estariam podres, e de um problema mecânico: defeito nos freios de uma das composições. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para averiguar as causas do acidente.

As casas, localizadas entre as Ruas Osvaldo Aranha e Presidente Roosevelt, no Jardim Conceição, foram vistoriadas pela Defesa Civil, a qual constatou que duas delas estão completamente destruídas e duas estão parcialmente danificadas, e permanecerão interditadas até o término dos trabalhos de busca por vítimas. A queda de três postes também deixou os moradores da região sem energia elétrica e telefones.

Entre as vítimas, supostamente esmagadas pelo peso da carga que o trem transportava, estão duas crianças de dois e cinco anos e uma mulher grávida, segundo informaram os bombeiros. Os feridos, entre eles dois em estado grave, foram levados para vários hospitais da região.

No início da manhã, os bombeiros continuavam o o trabalho de remoção da carga. Não há informações de desaparecidos no acidente.

O delegado Marcelo Goulart da Silva afirmou que nove vagões descarrilaram e alguns deles atingiram as residências. Um inquérito será aberto para apurar as causas do acidente. Segundo Silva, porém, alguns moradores afirmaram que o maquinista estaria em alta velocidade. Um engenheiro da empresa reponsável pelo trem nega a informação. No local, região de perímetro urbano, a velocidade máxima na linha férrea é de 40 km/h. O maquinista foi levado para a delegacia para prestar depoimento.

A América Latina Logística, responsável pela operação no trecho, enviou nota lamentando a fatalidade e se solidarizando com as famílias e vítimas. A empresa informou que prestará todo suporte e apoio. A nota ainda nega o relato de testemunhas, de que o trem estivesse trafegando em alta velocidade antes do acidente. "Por meio do centro que controla remotamente, via satélite, toda a operação, a empresa confirmou que a composição transitava dentro dos limites de velocidade do trecho. As causas do acidente serão investigadas por meio de sindicância".

Com agências