Rússia já eliminou 77% do seu arsenal químico

O presidente da comissão estatal de desarmamento químico russa, Mikhail Babich, informou que o país tem atualmente 77% do seu arsenal de armas químicas eliminado.

Segundo o acordo já existente, o prazo estipulado para a destruição todas os armamentos tóxicos do mundo estava previsto para 2012, mas como a Rússia e os Estados Unidos tiveram dificuldades para cumprir as datas, o prazo foi prorrogado para 31 de dezembro de 2015.

Para isso, foi encomendada a criação de seis instalações de destruição de armas químicas na Rússia.

Babich afirmou que o país passa por um ano de trabalho ativo. Ele garantiu a eliminação de 100% das armas químicas na Rússia, destacando que isso não será feito apenas para cumprir com as obrigações internacionais, mas para a segurança da própria população.

O especialista ainda acrescentou que a experiência da destruição de armas químicas da Rússia está se tornando popular no mundo. Segundo ele, "como mostraram os acontecimentos na Síria, os países parceiros precisam da ajuda russa, visto em termos de tecnologia, engenharia e plano de recursos humanos, o país está em um nível muito alto”.

Fonte: Diário da Rússia