Sintsama-RJ realiza seu 1º Congresso a partir desta sexta-feira

Depois de 13 anos de fundação e uma direção eleita sob a bandeira da CTB, o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento Básico e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região (Sintsama-RJ) realiza seu 1º Congresso, a partir desta sexta-feira (29).

O objetivo é debater a situação atual da Política Nacional para o setor de saneamento e meio ambiente, eleger as principais bandeiras de luta da categoria e aprovar um novo estatuto para a entidade que seja um instrumento eficaz na luta dos trabalhadores contra o desmonte do setor de saneamento no Estado.

O presidente da CTB nacional, Adilson Araújo, estará presente à sessão solene de abertura do Congresso, na noite desta sexta-feira. "O setor do saneamento básico é fundamental para que o Brasil se desenvolva. A CTB tem consciência dessa importância e trabalha para que essa categoria tenha o devido reconhecimento e seja mais valorizada", afirma.

O Sintsama-RJ é oriundo da divisão do antigo Sindicato dos Urbanitários em 2000, que se constituiu em dois ramos de atividade, um para o setor elétrico (o Sintergia) e outro para o saneamento, o Sintsama-RJ. Nestes 13 anos as direções que passaram pelo sindicato não realizaram nenhum congresso e nem reformaram os estatutos como era exigência da categoria, pois a nova entidade trazia consigo grande parte do texto estatutário do antigo Sindicato dos Urbanitários.

A principal prioridade da atual gestão é preparar a categoria para enfrentar a privatização da água e viabilizar um acordo coletivo de trabalho que valorize os trabalhadores no próximo ano. É fundamental para a categoria fazer valer os Planos de Cargos da Cedae e do INEA. A Cedae de forma unilateral, paralisou as negociações do PCCS durante estes últimos anos e o compromisso da atual direção é viabilizar a aplicação das diretrizes estabelecidas no plano, para todos os funcionários da Empresa. Alem destas questões, a direção do Sintsama coloca como primordial a categoria está em sintonia com a plataforma dos trabalhadores aprovada na Conclat em 2010 para dialogar com os candidatos em 2014.

Clique aqui para conferir a íntegra da programação do Congresso

Clique aqui para conferir as teses do Congresso

Fonte: Sintsama-RJ