Agenda do Trabalho Decente na Bahia é apresentada na Argentina

 A experiência da Agenda Bahia do Trabalho Decente foi apresentada na quinta-feira (28/11), durante o primeiro dia do Encontro Internacional de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente de Santa Fé, na Argentina. O evento, que termina hoje (29), é organizado pelo Governo da Província de Santa Fé e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O encontro internacional tem como objetivo facilitar a troca de experiências entre agendas subnacionais de trabalho decente, criar oportunidades de colaboração entre eles e promover a coordenação de uma rede para o Cone Sul da América Latina.

“Esse encontro decorre do processo que foi desencadeado do Encontro Internacional de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente, que aconteceu nos dias 05 e 06 de agosto, em Salvador, realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com apoio da OIT”, destaca a coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente e assessora especial da Setre, Patrícia Lima, responsável pela apresentação da experiência baiana no Encontro.

Agenda

Criada em 2007 e pioneira em nível subnacional, a Agenda Bahia do Trabalho Decente foi implantada pelo governo do Estado, através da Setre, em parceria com representações de trabalhadores e empregadores, além da sociedade civil organizada e cooperação técnica da OIT.

A Agenda tem como principal objetivo adoção de políticas públicas para a promoção de melhores condições de trabalho no Estado. Para cumprimento de tal objetivo, nove eixos de atuação foram priorizados: Erradicação do Trabalho Escravo, Enfrentamento do Trabalho Infantil, Segurança e Saúde do Trabalhador, Juventude e Trabalho, Serviço Público, Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, Promoção da Igualdade Pessoa com Deficiência, Trabalho doméstico e Empregos Verdes.

Fonte: Setre