Li Keqiang: SCO é espaço de cooperação entre China e Rússia

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, que está de visita ao Uzbequistão, se reuniu nesta sexta-feira (29) com o seu homólogo russo, Dmitri Medvedev.

No encontro, Li Keqiang disse que a China vai continuar a promover a reforma e abertura nas áreas da economia, política, cultura, sociedade e sistema ecológico, de forma a impulsionar o crescimento sustentável e o progresso social.

Li Keqiang acredita que a abertura e o desenvolvimento da China possam fornecer novas oportunidades de cooperação sino-russa, sobretudo nas áreas da energia, transporte e eletricidade.

O primeiro-ministro chinês apontou que a Organização da Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) é uma plataforma importante para a cooperação estratégica entre os dois países. A China e a Rússia devem apoiar o desenvolvimento da organização, nomeadamente na segurança e cooperação pragmática.

Medvedev afirmou que os dois países têm mantido um intercambio frequente ao mais alto nível e que a Rússia quer pôr em prática os projetos de cooperação definidos pelos dois lados. O primeiro-ministro russo espera também reforçar a cooperação nas áreas da energia, transporte, comércio e logística.

Fonte: Rádio Internacional da China